Dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho

Dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho

Muitas pessoas precisam parar de trabalhar por motivos diversos, mas segundo o ranking de auxílios-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a dor nas costas é o problema que mais afasta trabalhadores por mais de 15 dias no Brasil. Só em 2016, mais de 115 mil pessoas precisaram se ausentar por, no mínimo, duas semanas em razão disso.

E engana-se quem pensa que são as atividades pesadas as causas das dores nas costas. É o serviço público, onde geralmente há um grande número de pessoas realizando funções repetitivas. Em seguida, trabalhos relacionados ao comércio varejista, como supermercados e, posteriormente, aqueles dos ramos hospitalar, de construção de edifícios e transporte rodoviário de cargas.

Segundo a coordenadora-geral de Fiscalização e Projetos do Ministério do Trabalho, Viviane Forte, nessas atividades consideradas mais leves, as dores nas costas são menos evidentes do que na construção civil, por exemplo, porém também são graves.

Por este motivo é preciso lembrar-se de corrigir a postura. As pessoas que passam tempo demais sentadas devem mudar de posição ou levantar-se de vez em quando para descontrair e exercitar os músculos.

Fonte: CONEXÃOSAÚDERJ